twittar

on line

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

FISIOTERAPIA RESPIRATÓRIA AUXILIA NO TRATAMENTO DE SECREÇÕES NOS PULMÕES



Saiba mais sobre os benefícios dessa área nessa época do ano.
Uma hora chove e outra faz sol. A instabilidade climática nesse período do ano faz aumenta os casos de doenças respiratórias e idosos e crianças são os que mais sofrem. O problema é que muitas vez essas pessoas não conseguem se livrar das secreções e os quadros de gripes e resfriados podem acabar evoluindo para casos mais graves. Em muitos desses casos, os médicos costumam indicar a Fisioterapia Respiratória, como auxílio no tratamento desse tipo de doença.
Repórter:  - “Os pais de Juliana ficavam em uma agonia grande ao ver a filha de apenas  11 meses tossindo sem conseguir expelir a secreção presa na garganta.  Além de remédios, na consulta ao médico, foi indicado a começar um tratamento com a criança.”
Fernando Jordão, pai de Juliana: - “O médico solicitou alguns exames como RX e começou a detectar que tinha secreção no pulmão e então resolveu passar em trabalho com o fisioterapeuta para a melhoria.”
Repórter:  - “O bebê começou a fazer a Fisioterapia Respiratória para melhorar a entrada e saída de ar nos pulmões, além de ajudar a pequena Juliana e se livrar das secreções da tosse. As sessões duram em média 15 minutos e são feitas como se fosse uma “massagem” no corpo da criança, mas tudo com técnicas para acompanhar os movimentos que estimulam o bebê a desenvolver melhor a capacidade de respiratória.
Dra. Rosa Garbino, Fisioterapeuta: - “Se a criança é muito pequena a gente acompanha os movimentos respiratórios, realizando de maneira passiva. Se a criança é mais crescida e consegue interagir, ou seja, obedece comandos, aí são dados comandos e ela realiza de maneira ativa.
Repórter: - “Segundo a Fisioterapeuta, o problema que começa com uma simples tosse, pode evoluir para complicações respiratórias mais graves. “
Dra. Rosa Garbino, Fisioterapeuta:  -“Pode ocorrer a bronquite, pneumonia, asma, rinites, sinusites, Rinossinusites entre outras.”
Repórter: - “Depois de várias sessões, Juliana conseguiu responder bem ao tratamento.”
Dra. Rosa Garbino, Fisioterapeuta:  -“Geralmente crianças pequenas não conseguem expelir a secreção, por isso utilizamos técnicas para que ela não fique com essa secreção retida.”
Shirlene Lemos, Mãe de Juliana: -“Antes quando pressionava o peito dela, sentia na respiração a secreção, hoje já não tem mais.”
Repórter: -“Essa Fisioterapia não é exclusiva para bebês. Pode ser feita em pacientes de qualquer idade com o mesmo objetivo, principalmente em idosos que apresentam, praticamente, as mesmas dificuldades que as crianças.”
Dra. Rosa Garbino, Fisioterapeuta:  -“Idosos apresentam dificuldades porque tem uma menor mobilidade de caixa torácica. Consequentemente temos uma ventilação pulmonar diminuída e uma pré disposição maior de reter secreção.”

Nenhum comentário: