twittar

on line

domingo, 4 de dezembro de 2011

Sistema Ciculatório 4


Sistema Circulatório
O Sistema Circulatório compreende compreende uns 97.000 quilometros de canais que transportam o sangue para todas as partes do corpo.
Sua característica mais impressionante é a maneira pela qual mantém o sangue em circulação, fluindo do coração para as artérias e das veias para o coração, apesar da força da gravidade e de milhões de rotas alternativas.
A bomba do coração dá ao fluxo sua força, enviando o sangue recém- oxigenado que jorra da aorta ( a maior artéria do corpo ), para as artérias menores e até para a parte superior da cabeça. As artérias bifurcam em outras menores, que por sua vez, que dividem em milhões de capilares. Esses capilares acabam se unindo para formar as vênulas, as quais de unem para formar veias, vasos da parede delgada com vávulas interiores que impedem o sangue de voltar atrás.
O principal orgão é o coração, pois funciona como uma bomba contrátil-propulsora. Ele se divide um quatro câmaras; dois atrios e dois ventriculo.
No atrio direito desembocam a veia cava superior e inferior, no atrio esquerdo desembocam as veias pulmonares em numero de quatro.
No ventriculo direito sai o tronco pulmonar, que após um curto trajeto bifurca-se em artérias pulomonares direita e esquerda, do ventriculo esquerdo sai a artéria aorta.
Sistema Circulatório
Sistema Circulatório tem a função de transporta e distribuir substâncias pelo o organismo.
Estrutura
Cada célula do corpo de um organismo complexo constrói suas próprias enzimas e outras proteínas .Além desses processos ,comuns a todas células ,existem ainda as diversas funções especializadas. Para exercerem essas atividades ,as células precisam de oxigênio e de nutrientes e têm de eliminar gás carbônico e outros resíduos .No homem essas necessidades são atendidas por um sistema circulatório fechado, que consiste de sangue, vasos e coração , o sangue é o meio de transporte, os vasos são os tubos pelos quais o sangue flui e o coração fornece a força que movimenta o sangue pelos vasos.
Coração
É um órgão oco, formado por quatro cavidades .As duas superiores se chamam átrios e as duas inferiores se chamam ventrículos .o átrio direito e comunica com o ventrículo direito através de uma válvula chamada tricúspide. O átrio esquerdo comunica-se com o ventrículo esquerdo através de uma válvula chamada mitral(bicúspide)
O coração é revestido externamente por uma membrana , o pericárdio e internamente o revestimento é feito pelo endocárdio.
O coração está situado acima do músculo diafragma ,entre os dois pulmões , numa região chamada mediatismo .apresenta-se com um formato cônico ,tem aproximadamente o volume de uma mão fechada .
Vasos sangüíneos
Os vasos sangüíneos compreendem artérias, veias e capilares . Dos três tipos as artérias possuem paredes mais espessas e mais fortes, constituídas de três camadas ,por causa de sua elasticidade, as artérias se expandem quando o sangue é nelas bombeado e depois relaxam lentamente .
As veias são vasos que levam o sangue do corpo para o coração. Suas paredes musculares são mais finas que as das artérias. Isso porque elas não auxiliam no impulso do sangue . Apresentam válvulas que impedem a volta do sangue .
O sangue é bombeado pelo ventrículo esquerdo para a maior artéria do corpo, a aorta, Artérias ligeiramente menores ramificam-se da aorta e dão ,por sua vez, origem a ramos ainda menores , as artérias , das quais o sangue flui para os capilares.
Os capilares apresentam em suas paredes , uma única camada de células epiteliais sem fibras musculares. As trocas de gases , nutrientes e resíduos entre o sangue e os tecidos ocorrem através dessas finas paredes dos capilares .
Movimentos do coração
Sístose- contração
Diástose- relaxamento
Sangue
Plasma- parte líquida
Elementos figurados – parte sólida
Hemácias- transporte de gases
Leucócitos- defesa do organismo
Plaquetas- coagulação sangüínea
No lado direito do coração o sangue é venoso e no lado esquerdo do coração o sangue e arterial.

Tipos de circulação

Pequena circulação- coração, pulmões, coração, Vd ,pulmões, Ae
Grande circulação- coração , sistema , coração, VE , sistema , Ad
Vasos participantes : artéria aorta e veias cavas.
Circulação humana
Em primeiro lugar quando sangue chega ao átrio direito passa pela tricúspide e vai para o ventrículo direito. Do ventrículo direito o sangue passa pela artéria pulmonar e entra no pulmão onde troca de sangue , passa a ser sangue arterial e entra no átrio esquerdo que passa através da díscupide para o ventrículo esquerdo onde passa pela artéria aorta vai para o sistema . retorna ao coração como sangue venoso, através da veia carva interior .
Grupos sangüíneos
Antígeno- qualquer corpo ou substância estranha em nosso corpo.
Anticorpo - proteínas de defesa
Sistema AOB
Sangue receptor universal(AB rh+)
Sangue doador universal (O rh -)
Eristoblastose fetal ou doenças hemolítica do recém nascido(dhrn).
Mãe –Rh-
Pai- Rh
Filho- Rh
Única condição para que o filho possa apresentar a doença.
Prevenção
Soro anti- RH (rogam)
Anticorpos Rh –destrói as hemáceas do filho que entraram em contato com o sangue da mãe , consequentemente esta não produzirá mais anticorpos.

Funcionamento do Sistema Circulatório
Em anatomia e fisiologia, o sistema circulatório é percorrido pelo sangue através das artérias, dos capilares e das veias. Este trajeto começa e termina no coração.
O aparelho circulatório é responsável pelo fornecimento de oxigênio, substâncias nutritivas e hormônios aos tecidos; além disso, também exerce a função de transportar os produtos finais do metabolismo (excretas como CO2 e uréia) até os órgãos responsáveis por sua eliminação.
A circulação inicia-se no princípio da vida fetal. Calcula-se que uma porção determinada de sangue complete seu trajeto em um período aproximado de um minuto.
Vasos sanguíneos
Os vasos sanguíneos são tubos pelo qual o sangue circula. Há três tipos principais: as artérias, que levam sangue do coração ao corpo; as veias, que o reconduzem ao coração; e os capilares, que ligam artérias e veias. Num circulo completo, o sangue passa pelo coração duas vezes: primeiro rumo ao corpo; depois rumo aos pulmões.
Veia
Sistema Circulatório
As veias levam ao coração sangue vindo do corpo. Suas paredes são mais finas que as das artérias.
Artéria
Sistema Circulatório
As artérias levam sangue do coração a todo o corpo. Suas paredes são espessas e dilatáveis.
Capilar
Sistema Circulatório
Os capilares levam sangue aos tecidos, para fornecer oxigênio às células. Eles ligam artérias e veias.
Coração (o centro funcional)
O aparelho circulatório é formado por um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração. O coração bombeia sangue para todo o corpo através de uma rede de vasos. O sangue transporta oxigênio e substâncias essenciais para todos os tecidos e remove produtos residuais desses tecidos.
O coração é formado por quatro cavidades; as aurículas direita e esquerda e os ventrículos direito e esquerdo. O lado direito do coração bombeia sangue carente de oxigênio, procedente dos tecidos, para os pulmões, onde este é oxigenado. O lado esquerdo do coração recebe o sangue oxigenado dos pulmões, impulsionando-os, através das artérias, para todos os tecidos do organismo.
Circulação pulmonar
O sangue procedente de todo o organismo chega à aurícula direita através de duas veias principais; a veia cava superior e a veia cava inferior. Quando a aurícula direita se contrai, impulsiona o sangue através de um orifício até o ventrículo direito. A contração deste ventrículo conduz o sangue para os pulmões, onde é oxigenado. Depois, ele regressa ao coração na aurícula esquerda. Quando esta cavidade se contrai, o sangue passa para o ventrículo esquerdo e dali, para a aorta, graças à contração ventricular.
Sistema Circulatório
Ramificações
As artérias menores dividem-se em uma fina rede de vasos ainda menores, os chamados capilares. Deste modo, o sangue entra em contato estreito com os líquidos e os tecidos do organismo. Nos vasos capilares, o sangue desempenha três funções; libera o oxigênio para os tecidos, proporciona os nutrientes às células do organismo, e capta os produtos residuais dos tecidos. Depois, os capilares se unem para formar veias pequenas. Por sua vez, as veias se unem para formar veias maiores, até que por último, o sangue se reúne na veia cava superior e inferior e conflui para o coração, completando o circuito.
Circulação portal
A circulação portal é um sistema auxiliar do sistema nervoso. Um certo volume de sangue procedente do intestino é transportado para o fígado, onde ocorrem mudanças importantes no sangue, incorporando-o à circulação geral até a aurícula direita.
CORAÇÃO
Sistema Circulatório
No homem, a circulação é feita através de um sistema fechado de vasos sanguíneos, cujo centro funcional é o coração.
O coração é um órgão musculoso oco, o miocárdio, com fibras estriadas, revestido externamente pelo pericárdio (serosa). O coração é do tamanho aproximado de um punho fechado e com peso em média de 400 g, tem cerca de 12 cm de comprimento por 8 a 9 cm de largura. O coração quase sempre continua a crescer em massa e tamanho até um período avançado da vida; este aumento pode ser patológico.
Localização e funcionamento
Ele se localiza no meio do peito, sob o osso esterno, ligeiramente deslocado para a esquerda. Ocupa no tórax, a região conhecida como mediastino médio. O coração funciona como uma bomba, recebendo o sangue das veias e impulsionando-o para as artérias.
Divisão do coração
O coração é dividido por um septo vertical em duas metades. Cada metade é formada de duas câmaras; uma aurícula superior e um ventrículo inferior. Entre cada câmara há uma válvula, a tricúspide do lado direito, e a bicúspide do lado esquerdo. Estas válvulas abrem-se em direção dos ventrículos, durante a contração das aurículas. Na aurícula direita chegam as veias cava superior e inferior, e na aurícula esquerda, as quatro veias pulmonares. Do ventrículo direito sai a artéria pulmonar e do ventrículo esquerdo sai a artéria aorta.
Sistema Circulatório
Estrutura e funções
A atividade do coração consiste na alternância da contração (sístole) e do relaxamento (diástole) das paredes musculares das aurículas e ventrículos. Durante o período de relaxamento, o sangue flui das veias para as duas aurículas, dilatando-as de forma gradual. Ao final deste período, suas paredes se contraem e impulsionam todo o seu conteúdo para os ventrículos.
A sístole ventricular segue-se imediatamente a sístole auricular. A contração ventricular é mais lenta e mais energética. As cavidades ventriculares se esvaziam quase que por completo com cada sístole, depois, o coração fica em um completo repouso durante um breve espaço de tempo. A freqüência cardíaca normal é de 72 batimentos por minuto, em situação de repouso.
Para evitar que o sangue, impulsionado dos ventrículos durante a sístole, reflua durante a diástole, há válvulas localizadas junto aos orifícios de abertura da artéria aorta e da artéria pulmonar, chamadas válvulas semilunares. Outras válvulas que impedem o refluxo do sangue são a válvula tricúspide, situada entre a aurícula e o ventrículo direito, e a válvula bicúspide ou mitral, entre a aurícula e o ventrículo esquerdo.
A freqüência das batidas do coração é controlada pelo sistema nervoso vegetativo, de modo que o simpático a acelera e o sistema parassimpático a retarda.
Doenças do coração
As doenças cardíacas são as principais causas de mortalidade nos países desenvolvidos. Podem ocorrer em conseqüência de defeitos congênitos, infecções, estreitamento das artérias coronárias, hipertensão ou alterações no ritmo cardíaco.
A principal forma de doença cardíaca nos países ocidentais é a arteriosclerose. O acúmulo de depósito de material lipídico - colesterol - pode causar uma obstrução que tampa as artérias (trombose). Esta é a causa mais importante de um ataque cardíaco, ou infarto do miocárdio, que tem conseqüências mortais com freqüência .
A alteração do ritmo cardíaco normal (arritmia) é a causa imediata de morte em muitos infartos do miocárdio.
O problema mais grave é o bloqueio cardíaco completo. Este pode ser corrigido pela implantação de um marcapasso artificial (um dispositivo que emite descargas elétricas rítmicas), para provocar a contração regular do músculo cardíaco.
Eletrocardiograma
Um Eletrocardiograma (ECG) registra a atividade elétrica do coração. Um impulso elétrico, gerado no nódulo sino-auricular, precede cada contração do músculo cardíaco; as ondas desenhadas em um ECG traçam o trajeto desses impulsos tal como se propagam no coração. As irregularidades do ECG refletem afecções no músculo, no fornecimento de sangue ou no controle neural do coração.

Nenhum comentário: