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sexta-feira, 5 de abril de 2013

O CÉREBRO E O COMPORTAMENTO: MECANISMO DE APRENDIZADO "CÉREBRO EMOCIONAL E DOENÇAS PSÍQUICAS"


Estruturas Cerebrais Emocionais


• Sistema Límbico: descrito em 1939.    - Principal função: memória.
   - Sede das emoções.
   - Descrito o circuito de Papez relacionando o hipocampo (memória) com o hipotálamo (através do fórnix e corpos mamilares) e após, para o tálamo, cápsula interna e retorno ao hipocampo.
   - Doenças do sistema límbico: desinibição das emoções (raiva, agressividade), apatia, mudança no comportamento sexual e alterações da personalidade.

Sistema Límbico





Técnica de Reconstrução Cerebral em 3D






Relação Cérebro Emocional-Organismo


• Sistema Cardiovascular: via SNA.
• Sistema Endócrino: Psicoendocrinologia.
   - Secreções hormonais.
• Sistema Imunológico: Psicoimunologia.
   - Reações inflamatórias.
   - Atividade medular: síntese celular.



Evidência da Influência Psíquica


• Doenças cuja etiologia psicológica esta provada:
   - Asma brônquica
   - Urticárias
   - Doenças Infecciosas
   - Neoplasias
   - Lúpus Eritematoso Sistêmico
   - Esclerodermia

Teorias do Desenvolvimento


• Sigmund Freud:
   - 0-1 ano: Fase oral – principal ponto de tensão e gratificação é a boca, língua e lábios (morder e sucção).
   - 1-2 anos: Fase anal – o ânus e área vizinha são a maior fonte de interesse. Aquisição de controle voluntário do esfíncter.
   - 3-4 anos: fálico-edipiana – foco genital de interesse, estimulação e excitação. O pênis é o órgão de interesse. Masturbação genital é comum. Temor com a perda ou trauma na região genital. Desejo de possuir genitais masculinos (meninas). Complexo de Édipo é universal – desejo do casamento com o membro parental oposto.

• Sigmund Freud:
   - 5-6 anos: Fase de latência – inatividade da pulsão sexual, com resolução do complexo de Édipo. Atenta para atividades sociais como deveres escolares, esportes, etc.
   - 6-11 anos: Formação do superego – responsável pelo desenvolvimento moral e ético, incluindo a consciência. O id responsável por impulsos sexuais e agressivos (mundo interno vs. mundo externo).
   - > 11 anos: Fase genital – estágio final do desenvolvimento sexual – início com a puberdade, capacidade para o orgasmo.

• Jean Piaget: 1896-1980.
   - 0-1 ano: Fase sensório-motora – inteligência repousa sobre ações e movimentos. Assimilação e acomodação.
   - 2 anos: Permanência do objeto na mente – há busca do objeto escondido.
   - 2-7 anos: Fase pré-operatória – aquisição da linguagem egocentrismo, pensamento ilógico e mágico, objetos inanimados estão vivos, punições por maus atos são inevitáveis.
   - 7-11 anos: Fase de operações concretas – pensamento lógico, compreensão do relacionamento, compreende o ponto de vista dos outros, idéia de números, volume, extensão e peso.

• > 11 anos: Fase formal – raciocínio com base em hipóteses, dedutivo. Capaz de pensar sobre o próprio pensamento. Capacidade para compreender conceitos e probabilidades. Utiliza dois sistemas de referência simultaneamente.

Sexualidade Humana e Infância


• É mais fácil definir sexualidade “anormal” do que “normal”.
• O sexo fora do casamento, a masturbação, estimulação de órgãos secundários devem ser considerados “normais”.
• A maior parte do aprendizado sexual na criança ocorre de forma ocasional: os meninos tendem a ser manuseados mais vigorosamente do que as meninas. Os pais tendem a passar maior parte do tempo com seus filhos e não filhas.
• Sexo cerebral, hormônios, comportamento.

Doenças do Cérebro Emocional




O Poder Emocional


• Cicatriz emocional:
   - Erro profissional;
   - Rejeição da namorada;
   - Divórcio difícil;
   - Violência sexual;
   - Acidente de carro.
• Ficamos “sem palavra” – Bloqueio da Área de Broca.
• Por mais que o cérebro racional queira o emocional bloqueia a ação (“machucado”).
• Le Doux (filho de açougueiro) descobre que o traço do medo é formado no cérebro emocional.
• “Terapia de Exposição”: o estímulo é constantemente dado para modulação da resposta emocional.

• Le Doux e col. concluem que a terapia de exposição ensina o córtex pré-frontal a modular a resposta emocional.
• O traço do medo nunca desaparece.
• Idade: diminuição da adaptação com o meio ambiente – “drive simpático”.

Transtorno Bipolar do Humor


• Transtorno crônico que afeta a vida pessoal de diversas formas: econômica, pessoal, profissional.
• Não há idade preferencial.
• Espectro da doença varia entre a:
   - Mania: pressão para falar, agitação motora, humor eufórico ou irritável, desatenção, dificuldade de concentração
   - Depressão: tristeza, desinteresse pelas atividades, alteração do peso, alteração do sono, tendência ao suicídio.

Depressão


• Incluem as alterações normais do humor durante perdas ou outros problemas de ordem emocional.
• Pode ser decorrente do uso de medicamentos para doença física.
• Podem ser devidas a alterações neuroquímicas cerebrais em pessoas geneticamente predispostas.
• Deve-se tratar com alterações dos hábitos diários, atividade física, expor-se ao sol, regularizar o sono, antidepressivos e psicoterapia (buscar a causa).

Transtorno do Pânico e Agorafobia


• Ataques súbitos de ansiedade, recorrentes acompanhados de sintomas físicos e afetivos.
• Desencadeado por um evento traumático.
• Evitação fóbica.
• Doença crônica: não há cura definitiva – “cicatriz no cérebro emocional”.
• Alvo: adolescentes e adultos jovens.
• Atuar com antidepressivos, ansiolíticos associado a terapia comportamental a longo prazo.

Transtorno Obsessivo-Compulsivo - TOC


• Obsessão é um pensamento intrusivo. Compulsão é um comportamento consciente.
• A obsessão aumenta a ansiedade enquanto que a compulsão a diminui.
• Os quadros variam quanto a intensidade.
• Incluem: rituais de lavagem, verificações, crenças sobre seus temores, podem estar associadas a depressões e ansiedades.
• Terapia com drogas e psicoterapia comportamental. Como última alternativa a neurocirurgia.

Fobia Social


• Caracteriza-se por um medo intenso, irracional de estar sendo observado por outras pessoas.
• O paciente acredita que possa fazer algo que gere uma sensação de vergonha e ou humilhação, levando a esquiva.
• Esta presente sintomas do pânico e ansiedade generalizada.
• Pode apresentar-se de forma generalizada (90%) ou restrita a uma ou duas circunstâncias (10%).
• Há menor rendimento na escola ou trabalho, problemas nos relacionamentos, alcoolismo, depressão e risco de suicídio.

Transtorno de Estresse Pós-Traumático


• O indivíduo deve ter vivenciado um estresse emocional de tal magnitude, que seria traumático para qualquer indivíduo.
• Catástrofes, agressão física, estupro, sérios acidentes (automóvel, incêndio, suicídios).
   - O indivíduo revive o trauma durante a vigília.
   - Evitação da lembrança do trauma.
   - Hiperexcitação persistente.
   - Anestesia emocional.
   - Sentimento de culpa, rejeição e humilhação.

Transtorno de Déficit de Atenção - Hiperatividade


• Considerada a síndrome mais estudada na infância.
• A criança apresenta desatenção, hiperatividade e impulsividade.
• Origem genética ? Lesão cerebral ? Neurotransmissores (noradrenalina e dopamina) ?
• Nível anormal de excitação e uma fraca habilidade em lidar com as emoções.
• Vão mal na escola, possuem dificuldade no aprendizado.
• Desejam chamar atenção, possuem uma péssima auto-imagem, freqüentemente possuem irmãos mais velhos.

Transtornos da Aprendizagem


• Comprometimento em reconhecer palavras na ausência de déficits de inteligência ou de memória (7 anos de idade).
• Transtorno da leitura: “dislexias”, “leitura invertida”, “deficiência do aprendizado”, “alexia”.
• O termo “dislexia” antigamente representava deficiência na leitura, na orientação direita-esquerda incluindo déficits de fala e linguagem.
• Origem genética (?).
• Maior incidência: crianças epilépticas e portadoras de paralisia cerebral com inteligência normal.
• Possuem menor capacidade de concentração (TDA??).

• Desnutrição (?).
• Omissões ou adições de palavras na leitura oral.
• Leitura lenta.
• Invertem as letras na hora da leitura.
• Ficam ansiosas, sentindo-se humilhadas.
• Diagnóstico psicopedagógico:
   - Teste de ortografia padronizado;
   - Avaliação da linguagem oral;
   - Cópia de desenhos;
   - Adequação ao uso do lápis.
   - Terapêutica (Samuel Orton): domínio das unidades fonéticas simples seguida de combinações das mesmas em palavras e frases.

Novas Abordagens Psíquicas


• EMDR: dessensibilização e reprocessamento pelo movimento ocular.
   - Qualquer outro estímulo é válido.
   - Semelhança com o sono REM.
   - Privada da sua carga disfuncional “límbica” a memória perde sua potência.



O homem deve saber que de nenhum outro lugar, mas do
encéfalo, vem a alegria, o prazer, o riso e a diversão, o pesar,
o ressentimento, o desânimo e a lamentação. E por isso, de
uma maneira especial, adquirimos sabedoria e conhecimento...
... E pelo mesmo órgão tornamo-nos loucos e delirantes, e medos
e terrores nos assombram... Todas estas coisas suportamos do
encéfalo, quando não esta sadio...
Hipócrates, Acerca das Doenças Sagradas
(Século IX A.C.).

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