HISTÓRIA
- Invenção da Era Espacial originária da Rússia
- A veste (suit) original era chamada de Pinguim
- Seu design original tinha como intuito contrapor os efeitos negativos vividos pelos astronautas (atrofia muscular, osteoporose), durante suas longas viagens pelo espaço, devido à falta de ação da gravidade.
- Nos anos 90 a veste era usada em crianças com disfunções neuromusculares
- No ano de 1997 a veste foi apresentada às crianças norte americanas
- Em 2002 o Thera Suit foi desenvolvido e registrado com o “FDA”
O MÉTODO THERA SUIT
- Consiste num programa intensivo e individualizado que visa o ganho de força em crianças com paralisia cerebral, utilizando o Thera Suit (veste) e Universal Exercise Unit
- Combate os efeitos do desuso e imobilização
- Em comparação com as outras terapias convencionais, percebe-se que elas são menos efetivas
- Baseia-se nos princípios do Treino de Força
- Treina o corpo da criança deficiente exatamente da mesma forma que o de ma criança não acometida pela Paralisia Cerebral
- É uma técnica na qual a Fisioterapia aprende e aplica informações vindas da educação física
- É um programa estruturado com o intuito de promover o crescimento e o desenvolvimento da criança.
- Normalizar o tono muscular da criança
- Aumentar a variedade dos movimentos ativos
- Aumentar força e resistência
- Controlar os grupos musculares que acabaram de ganhar força, permitindo que a criança melhore suas habilidades funcionais, sendo um trabalho que visa a independência.
THERA SUIT
Consistem
em uma órtese suave, proprioceptiva e dinâmica a qual contém: uma
touca, a veste (composta por um short e um colete), joelheiras e
conexões com o tênis. Todos os componentes estão conectados uns aos
outros por um sistema de cordas elásticas. É um artifício seguro e
efetivo que usamos, combinado com o nosso programa intensivo de
exercícios para que possamos acelerar o progresso da criança.
- Melhora a propriocepção
- Reduz reflexos patológicos
- Restaura padrões de movimento e postura apropriados
- Provê estabilização externa e dá suporte aos músculos fracos
- Corrige o alinhamento corporal
- Influencia o sistema vestibular
- Estimula o retreinamento do sistema nervoso central
- Provê estimulações táteis e sensórias
- Melhora a produção oral e fluência
- Aplica sobre o corpo uma pressão semelhante à ação da gravidade
- Acelera o progresso dos movimentos e habilidades recém aprendidos
INDICAÇÕES
- Crianças com Paralisia Cerebral
- Pacientes pós acidente vascular cerebral
- Pacientes pós traumatismos cranianos
- Danos na medula espinhal
- Disfunções neuromusculares
PROGRAMA TÍPICO DE EXERCÍCIO INTENSIVO
Efetuado de 3 a 4 horas por dia, 5 dias por semana, durante 3 ou 4 semanas.
- Primeira semana: trabalho com intuito de redução de tono, diminuindo padrões de movimento patológicos e aumentando padrões ativos e apropriados de moimento e ganho de forca geral
- Segunda semana: trabalho de ganho de força em grupos musculares específicos responsáveis pela função
- Terceira semana: uso do aumento de forca e resistência alcançadas pela criança para melhorar o seu nível funcional ao: sentar, engatinhar, andar
POR QUE O MÉTODO FUNCIONA?
- Diminui padrões de movimento pobres ou patológicos
- Aumenta forca
- Aumenta o controle e a coordenação muscular
- Aumenta a resistência
- Aumenta atividades funcionais (sentar, engatinhar, andar)
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