Para falar sobre propriocepção, é necessário falar sobre os receptores sensoriais, afinal, são eles que transmitem ao SNC a posição articular e o nível de tensão muscular.
Os receptores sensoriais são encontrados dentro do sistema nervoso somático, responsáveis pelas distintas experiências sensoriais recebidas e interpretadas pelo nosso corpo. A função mais básica dos receptores sensoriais é fornecer ao sistema nervoso central (SNC) informações sobre as condições internas das estruturas orgânicas e do meio externo. São eles que definem os ditos sentidos (visão, olfato, tato, paladar, audição e sensibilidade corporal). Todavia, apenas um receptor não possui a capacidade de identificar sozinho todos os estímulos diferentes que o corpo recebe a cada segundo. Deste modo, somos supridos com diferentes receptores sensoriais, cada um com sua particularidade, possibilitando a sensação de diferentes estímulos.
Os receptores podem ser classificados de acordo com a sua função:
- Mecanoceptores;
- Termoceptores;
- Fotoceptores;
- Quimioceptores;
- Nociceptores.
- Exteroceptores;
- Interoceptores;
- Proprioceptores.
De acordo com a teoria das múltiplas inteligências, a Inteligência corporal-cinestésica diz respeito às habilidades apresentadas por atletas e artistas, principalmente dançarinos, que executam movimentos precisos que são exigidos para a execução de suas técnicas.
Encontra-se dividida em quatro funções distintas e separadas, que são:
- Sensação de movimento passivo: esta é considerada o resultado de sensações induzidas por forças externas que levam à alteração da posição do membro sem que haja contração muscular.
- Cinestesia: é definida como a sensação do movimento ativo, passando por alterações do movimento ou posicionamento do membro com o músculo em contração.
- Estagnosia: é a percepção da posição de um membro no espaço.
- Dinamaestesia: é a presença de tensão e percepção da força aplicada no momento de realização de uma contração voluntária.
- Dor: pode surgir como cefaléia, enxaqueca, dor muscular, na planta dos pés, pescoço e ou costas.
- Desequilíbrio: pode aparecer na forma de vertigem, tonturas, enjôo, sensação de náuseas, quedas sem explicação, choques contra objetos sem justificativa.
- Queda do rendimento escolar: o indivíduo progride no âmbito escolar abaixo de sua capacidade de inteligência e do esforço desenvolvido. Pode-se observar sintomas de dislexia, discalculia, disgrafia, dislalia, disortografia, déficit de atenção, entre outros.
- Perturbações vasculares: a mais freqüente é a palidez da pele, normalizando-se após o tratamento proprioceptivo.
- Erros de localização espacial: o indivíduo apresenta dificuldade na percepção de cada segmento do seu corpo em relação aos outros segmentos, e também, a relação entre corpo e espaço.
Um comentário:
obrigado
gostaria de saber se vc vai aprofundar esse tema nas proximas postagens
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