twittar

on line

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

FISIOTERAPIA ESPORTIVA: A GRANDE ALIADA DOS CORREDORES



Com esse índice crescente de lesões, a Fisioterapia Esportiva desponta como uma grande aliada, atuando na PREVENÇÃO e REABILITAÇÃO das lesões esportivas
Qualidade de vida e atividade física sempre caminharam juntas. Atualmente, as pessoas estão investindo cada vez mais em saúde e qualidade de vida através das diferentes práticas esportivas, dentre as quais podemos destacar as corridas de rua, duathlon e triathlon que vem crescendo no Brasil e no mundo.

Nos últimos anos, houve um aumento significativo no número de pessoas que passaram a correr, procurando combater os males de um cotidiano estressante e sedentário.

Porém, esse aumento na prática esportiva sem controle levou ao aumento no número de lesões, as chamadas lesões esportivas, que podem levar essas pessoas a ficarem afastadas de suas atividades esportivas e em alguns casos de suas atividades pessoais e profissionais até o tratamento final de uma determinada lesão.

Diversas são as lesões que podem acometer atletas de corridas, podemos destacar: cãibras, estiramentos musculares, entorses articulares, fasceite plantar, tendinopatias (tendinites), canelites, fratura por estresse, entre outras lesões que vamos abordar em nossa coluna.

A Fisioterapia Esportiva e seus especialistas (reconhecidos pela Sociedade Nacional de Fisioterapia Esportiva – SONAFE e Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO), são profissionais habilitados e experientes para prover o correto tratamento de atletas amadores ou profissionais.

O Fisioterapeuta do esporte (especialista em Fisioterapia Esportiva) através de pesquisas científicos e perfil de lesões em determinados esportes vai traçar condutas e orientações preventivas para a manutenção da saúde do atleta.

Com esse índice crescente de lesões, a Fisioterapia Esportiva desponta como uma grande aliada, atuando na PREVENÇÃO e REABILITAÇÃO das lesões esportivas, bem como, das diversas lesões e patologias que acometem o sistema músculo esquelético (Aparelho Locomotor).

Dentre as funções do Fisioterapeuta Esportivo que atua com atletas de corrida, podemos destacar o auxílio durante a fase de preparação, quando o Fisioterapeuta, trabalha em conjunto com o preparador físico e treinador do atleta, realizando trabalhos de avaliação e correções posturais, avaliações quanto ao tipo de pisada do atleta e dessa forma sugerir mudanças e indicação do calçado mais adequado. Através do conhecimento de Anatomia, Biomecânica, Cinesioterapia e Propriocepção são realizados trabalhos preventivos de reequilíbrio muscular e articular, a fim de, reduzir os riscos intrínsecos e fatores que podem pré-dispor as lesões esportivas.

Muitos corredores sabem a importância do trabalho Preventivo que a Fisioterapia pode realizar. Hoje, esses atletas quando querem novos objetivos e traçam junto com seus treinadores novas metas e conquistas, automaticamente procuram a Fisioterapia para inserção de programas de prevenção, evitando assim que toda periodização de treinamento e objetivos sejam perdidos em decorrência de uma lesão, que vai afastar o atleta de seus objetivos, uma lesão que poderia ser prevenida.

Correr é uma das atividades físicas mais completas, onde exercitamos o corpo, coração e a mente, trazendo excelentes benefícios para a saúde, prevenindo diversas doenças que podem nos acometer.

Lembre-se prevenir sempre será a melhor solução, não transforme o prazer em correr em lesão. Corra de forma saudável!

Nenhum comentário: